Pela primeira vez, Navegantes está abaixo da média estadual nos índices de criminalidade


PUBLICIDADE

A medida de violência no Brasil é realizada apenas pelos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), designação criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em 2006, para a categoria de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte “latrocínio”.
Desde que iniciou a medida, Navegantes sempre esteve entre os municípios mais violentos do Estado e atualmente encontrasse abaixo da média (atualmente é o 16° dos 30 maiores municípios de SC).

Além disso, Navegantes fechou o primeiro semestre com queda em quase todos os índices de criminalidade, tais como: roubo, homicídio e feminicídio. Os dados são da área de todo o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e são comparativos com o 2021.

Os registros de roubo tiveram redução de 39%, enquanto as tentativas de homicídio e homicídio reduziram aproximadamente 50%. A recuperação de veículos aumentou 67% e os cumprimentos de mandados de prisão em 2022 já aumentaram cerca de 140%. Além disso, o 25º BPM não registrou nenhum feminicídio neste ano.

O resultado da redução nos indicadores de criminalidade também é reflexo do desenvolvimento do município que reflete positivamente nos índices da segurança pública.

O Secretário de Segurança Pública de Navegantes, Joziel Pereira, relata que a análise dos dados mostra que Navegantes teve uma melhora significativa na segurança pública. O resultado é a soma dos investimentos do Poder Executivo em ações preventivas.

Ele destaca as operações no combate Policia Civil e Militar na cidade, principalmente no combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas,crimes que influenciam nos índices de violência e criminalidade.

“ Vale destacar a instalação das 220 câmeras de vídeo de monitoramento nos pontos estratégicos da cidade. É a primeira vez na história da cidade que foi alcançado um resultado tão satisfatório com uma queda significativa no ranking de homicídios,” finaliza.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes