Penha confirma que hospital particular implantará leitos de retaguarda na luta contra a Covid-19
A Prefeitura de Penha irá colaborar com o custeio dos seis novos leitos de UTI para a região – a serem instalados em Balneário Camboriú –, e também anuncia a cessão de espaço na unidade hospitalar local para ampliar em 20 os leitos reserva.
A informação foi confirmada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante reunião com os prefeitos da região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu (AMFRI), na manhã de quinta-feira (dia 18), na sede da associação, para tratar sobre ações de enfrentamento à Covid-19 na região junto do governador do Estado, Carlos Moises.
A ativação de leitos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen e no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Itajaí e Balneário, respectivamente, equipamentos e implantação de leitos de enfermaria aos hospitais municipais da região foram as demandas de caráter urgente repassadas ao governador.
“A partir de quarta-feira, Penha contará com 20 leitos de retaguarda, através de sua unidade, que é particular, mas que estará à disposição”, adiantou Aquiles. Segundo o prefeito, a unidade hospitalar de Penha já está habilitada junto ao Estado para atuar com esses novos leitos adicionais. A cidade de Camboriú também entrará na parceria, com leitos do seu hospital igualmente à disposição. Itapema e Navegantes também estão negociando como Estado a cessão de leitos nos seus hospitais.
O presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, destacou a importância do encontro e a união dos prefeitos atuando de forma regional. “A reunião foi fundamental e temos muita esperança que as demandas sejam atendidas. A pandemia está demonstrando a tendência de crescimento aqui na região”, acrescentou. O governador Moises estava acompanhado de lideranças políticas e também do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.