Penha e Balneário Piçarras abrem vagas para o grupo de Combate ao Tabagismo


PUBLICIDADE

Penha e Balneário Piçarras estão com vagas em aberto para o grupo de Combate ao Tabagismo em 2024. Em Penha, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima até o dia 15 de maio para realizar a sua inscrição. As atividades têm início no dia 16 de maio, às 15h, no auditório da Policlínica. Em Balneário Piçarras, os encontros vão acontecer na UBS do bairro Santo Antônio, localizada na rua Inácio Francisco de Borba. Os interessados devem comparecer no mesmo endereço para realizar a inscrição, acompanhados de documentos com foto – RG ou CNH. O grupo terá início no dia 16 de maio, às 17:30h. O encontro vai acontecer a cada 15 dias, nas quintas-feiras, com duração de 3 meses e serão coordenados pelo enfermeiro Daniel Machado e pela dentista Maria Angélica Rodrigues, tendo como objetivo colaborar com os usuários que desejam parar de fumar, através de encontros coletivos e trocas de experiências. Além disso, os participantes terão acompanhamento semanal com enfermeiro, dentista e psicóloga, abordando temáticas relacionadas ao hábito de tabagismo e técnicas para combater o vício. Vale destacar que as inscrições estão abertas para toda a população, as vagas são limitadas.

O Programa de Penha faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. A coordenadora da atenção básica da Prefeitura de Penha, Daiane Massaroli, explica que o grupo possui uma equipe multidisciplinar para dar todo o suporte necessário para quem precisa: “além do médico e do enfermeiro, teremos uma equipe multidisciplinar para acompanhar o grupo, como psicóloga, farmacêutico e nutricionista. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, por isso, a necessidade do acompanhamento de toda uma equipe para que a pessoa ganhe significativo ganhos em saúde, em qualidade de vida”.

Além da equipe multidisciplinar, o grupo conta com o reforço da auriculoterapia, especialidade da acupuntura – considerada pela OMS como uma terapia de microssistema – que busca minimizar os efeitos da abstinência no corpo do paciente. A secretária de Saúde, Barbara Juma Lugogo, destaca que durante o tratamento o paciente recebe todas as orientações dos profissionais, além da utilização de medicamentos como bupropiona e adesivo de nicotina, que são inclusos no tratamento de forma gradual: “são oito encontros com diversos profissionais que irão oferecer meios e mecanismos para recuperação da qualidade de vida e do estilo de vida saudável. Esperamos a adesão do maior número de pessoas possível”, finaliza.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras