Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Penha e região: previsão indica temperaturas extremas para estas segunda e terça-feira, dias 12 e 13

A onda de calor que atinge Santa Catarina há vários dias permanece atuando no estado até a terça-feira, dia 13 (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, LOGO APÓS A MATÉRIA). Este padrão deve ser quebrado na quarta-feira (14) com a passagem de uma frente fria, que vai se deslocar pelo mar mantendo uma maior cobertura de nuvens e trazendo condições para chuva, especialmente nas áreas do centro-leste do estado. Neste domingo (11), as temperaturas máximas ficam na casa dos 36°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. No Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, as máximas variam entre 31°C e 34°C. Em Penha, a máxima deve alcançar 33°C.

Na segunda-feira(12), a onda de calor deve atingir seu pico no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, onde as máximas podem chegar até superar os 38°C em alguns municípios. Nestas regiões, a frente fria já deve chegar na terça (13) pela manhã, e a nebulosidade e chuva a ela associada fazem com que as temperaturas decaiam em relação à segunda (12), com máximas previstas entre 32°C e 34°C, com a previsão de 36°C para Penha e região.

Na terça-feira(13), a massa de ar quente combinada à situação pré-frontal faz com que as temperaturas se elevem ainda mais nestas regiões, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte. Para Penha, a previsão indica máxima de 35°C e 25mm de chuva, que devem cair a partir da tarde na cidade. Na quarta-feira(14), a temperatura máxima deve cair consideravelmente na cidade, atingindo 27°C, dia em que chove cerca de 20mm. A temperatura de 27°C deve se manter na quinta-feira(15), acompanhada por 8mm de precipitação de chuva. Já na sexta-feira(16), o sol volta a aparecer e a temperatura sobe para 30°C, seguida por um sábado(17) com 31°C e 32C no domingo, dia 18, três dias em que chove níveis extremamente baixos.

O Risco é alto nas áreas em laranja para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Nas áreas em amarelo o risco é moderado. A Secretaria de Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

.

.

Imagem: Defesa Civil/SC