Nesta semana aconteceu o primeiro Fórum de Cultura da cidade de Penha, no salão paroquial da Igreja São João Batista em Itapocorói com a presença de artistas, artesãos, produtores, representantes de movimentos negros, professores, vereadores e membros da sociedade em geral.
Segundo a produtora cultural e conselheira estadual de Economia Solidária e Artesanato Amanda Theo, a realização do Fórum é o segundo passo para o desenvolvimento efetivo de projetos culturais municipais, logo após a instauração da Fundação Municipal de Cultura que ocorreu em Março de 2020. “Estamos muito felizes e animados com mais este salto na cultura de Penha”, completou.
O encontro foi iniciado com a fala do Superintendente de Cultura Eduardo Bajara, que além de agradecer aos presentes reiterou a parceria da Fundação com os grupos culturais da cidade bem como o desenvolvimento da Economia Solidária no município em conjunto com o Coletivo Cultural Ecovida.
O grupo de Terno de Reis foi a apresentação cultural da noite
Dando prosseguimento, durante a pausa para o lanche, ocorreu a contagem dos votos dos candidatos, infelizmente não foram eleitos suplentes em quatro cadeiras devido à falta de inscritos. Com o seguinte resultado:
Teatro e Circo
Conselheiro: Lucas David
Suplente: Joydson Ricardo de Oliveira
Artesanato, Artes Manuais e Artes Visuais
Conselheira: Denise Cristina Heim Horita
Suplente: Anelize Claudino
Cultura Popular e Diversidade
Conselheira: Lia Santos
Suplente: Fernanda Viveiros
Música e Dança
Conselheira: Giulia Raupp
Suplente: Sem Inscritos
Patrimônio Material, Imaterial e Natural
Conselheiro: Dudu Teodoro
Suplente: Sem Inscritos
Cultura Afro Brasileira
Conselheiro: Marcelo Fernández
Suplente: Sem Inscritos
Letras e Literatura
Conselheiro: Luis Gustavo Varela
Suplente: Sem Inscritos
O mandato do conselho inicia em 01/01/22 e termina em 01/01/24.
Imagem: Coletivo Ecovida