A Escola Municipal Antônio José Tiago, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Penha, foi alvo de vandalismo nesta sexta-feira (18). Segundo a Secretaria de Educação informou ao Penha Online, a ação ocorreu ainda madrugada. As imagens das câmeras de segurança da escola foram analisadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), e a equipe já teria conseguido identificar o sujeito da invasão, que deixou sobretudo, um ato de vandalismo. “Ele irá responder pelo crime que cometeu”, afirmou a Secretaria em nota.
Quatro meses atrás, mais precisamente uma semana após o ataque em creche de Blumenau que resultou em quatro crianças mortas, pais de estudantes da Antônio José Tiago procuraram o Penha Online para expressar a preocupação deles em função de grande parte do cercado da escola ser de tela, e do pedaço de muro se muito baixo: “a diretora juntou o valor e colocou câmeras uns 15 dias antes da tragédia em Blumenau, ela é bem preocupada com essa questão de segurança. Mas assim ó, é uma escola que não tem vizinho, é bem deserta, terrenos baldios nos lados, atrás, na frente, bem afastada e não tem muro, tem um muro só na frente, e baixinho, tem uma tela toda furada. Precisamos principalmente de muro, pois não temos vigilante, um guarda”, disse uma mãe.
Na ocasião, a Secretaria de Educação informou ao Penha Online que trabalhava no orçamento e analisava as dotações orçamentárias para fazer a melhoria das infraestruturas: “de qualquer forma, a SEDUC já tinha um cronograma para fazer algumas melhorias nos muros de alguns CEIs e Escolas”, disse em nota na época.
Há pouco mais de uma semana, o Centro de Educação Infantil Mara Lúcia Souza de Melo, no Centro da cidade, também foi arrombado durante a madrugada, quando vários pertences da unidade escolar foram furtados.