Nesta semana, encerrou-se o contrato entre a prefeitura de Penha e a empresa Sanitary, responsável pelos serviços de limpeza urbana, pontos turísticos e também das praias do município. O fim do contrato deixou ao menos 40 pessoas desempregadas, e algumas delas procuraram o Penha Online para informar do ocorrido, uma vez que todos ficaram sem respostas sobre uma nova contração, ou encerramento definitivo das atividades.
O contrato incluía a disponibilização de 36 funcionários, roçadeiras, mini carregadeiras, caminhão caçamba, trator, saneadora, combustível e outros equipamentos utilizados para o serviço.
Apesar da contratação que custou ao município pouco mais de R$ 5.4 milhões nos últimos 12 meses, muitas reclamações puderam ser conferidas pelas ruas da cidade, indagando onde estariam tantos maquinários, e qual a razão da sequência de semanas de praias sujas, sendo muitas destas situações trazidas aqui mesmo no Penha Online, principalmente em virtude da sujeira encontrada na orla, considerando detritos trazidos pelo mar, lixo espalhado pelo chão e lixeiras cheias.
A prefeitura de Penha foi questionada sobre a reativação do serviço, e informou ao Penha Online que a própria Secretaria de Serviços Urbanos irá proceder com as limpezas a partir de agora: “o município vai fazer nova licitação, mas somente quando recuperar as metas de receita”, informou em nota. As imagens que ilustram esta publicação foram feitas por um leitor nesta última quinta-feira, dia 18.
.