Penha: estátua de São João Batista ganha cajado pelas mãos do escultor Molley Barreto
Na última semana do mês de junho deste ano, a escultura que fica no alto da igreja de São João Batista, em Armação do Itapocoroy, ganhou um cajado. O item acaba de ser confeccionado pelo escultor Molley Barreto: “a estátua existe há mais de trinta anos, sempre com a mão esquerda vazia. Mas hoje a escultura está completa e São João Batista poderá ‘arrebanhar’ melhor suas ovelhas”, disse Molley ao Penha Online.
O artista também foi autor da Santa Nossa Senhora de Penha, que está em frente a matriz, além do busto do finado ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, que foi instalado no Fórum de Penha, e acaba de produzir o busto do ex-governador de Santa Catarina, Antonio Carlos Konder Reis, que deverá ser exposto ainda neste mês de julho na nova praça junto do trapiche.
Sobre o artista
Molley Barreto nasceu na cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul. Ainda com 8 anos iniciou suas primeiras experiências com modelagem em cera de abelha. Aos 10 anos já modelava pequenas peças em argila, e aos 14 anos começou na pintura, com tinta a óleo sobre tela, retratando os colegas da escola e paisagens da cidade onde nasceu. Suas primeiras experiências com madeira foram aos 16 anos, com ferramentas rudimentares, canivetes e facas, pois não conhecia ainda os formões.
Saindo de Quaraí aos 17 anos, pegou a estrada de mochila nas costas e começou a trabalhar com couro, fazendo cintos e bolsas. Aos 19 anos trabalhou numa fábrica de fogões, onde na marcenaria da fábrica conheceu a madeira cedro, que era utilizada para a modelagem das peças dos fogões. Saindo desta fábrica, Molley comprou alguns pedaços da madeira cedro e começou a expor seus quadros entalhados nas ruas, praças e logradouros públicos, e vendia tudo o que produzia. Foi quando foi convidado pelo reitor da Faculdade de Belas Artes para participar como “ouvinte” das aulas. Após muito trabalho em seu estado de origem, o artista residiu por cinco anos no Rio de Janeiro e posteriormente em Florianópolis, foi quando a convite do próprio Beto Carrero, Molley chegou em Penha em junho 1993.
Durante estes 30 anos, o artista tem prestado serviços ao Parque Beto Carrero e à Penha, onde tem centenas de trabalhos espalhados pela cidade.
Imagem: Molley Barreto