Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Penha: falta de professor em creche municipal deixa 20 crianças em sala apenas com monitoras; em outro caso, pais reclamam da falta de vagas

Pais de alunos do Centro de Educação Infantil da Prainha de São Miguel, em Penha, estão inseguros com relação à continuidade das aulas do pré-2 a partir do ano letivo de 2025, e acusam falta de informações da Secretaria da Educação sobre essa situação, além de pedir a atenção dos vereadores – atuais e eleitos: “Na Escolinha Maria Emília da Costa sempre existiu a sala do pré-2; resolveram cancelar essa turma e colocar duas turmas de pré-3 e excluíram o pré-2 surpreendendo os pais do bairro e demais áreas próximas, pois agora os pais das crianças de apenas 4 anos terão que buscar vagas em outros bairros, causando transtornos. A escola no que deveria atender essa demanda de alunos”, aponta uma das mães da comunidade. Eles ainda estão preocupados com informações de que mesmo o pré-3 seria extinto a partir de 2025, e alegam que faltou informação inclusive sobre as datas de matrículas para os grupos de pais de crianças. Em contato com o Penha Online, a prefeitura afirmou que “as crianças do pré-2 já estão no Centro de Educação Infantil, permanecem no mesmo CEI”. O Município, entretanto, confirmou que já há falta de vagas para o primeiro ano, devido à demanda ser “muito grande”.
.
Outro problema relacionado à Educação é a falta de professor no Centro de Educação Infantil Mara Lucia de Souza Melo, que está revoltando pais de alunos da creche, localizada no centro da cidade, uma vez que a situação se arrasta há meses. “O pré da minha filha da Creche Mara Lucia está a 20 dias sem professora em sala; as 20 crianças estão ficando com duas monitoras, que estão se desdobrando para cuidar e exercer uma função que não cabe a elas. E hoje soube que o outro pré também está sem professora, e que a secretária e duas diretoras que passaram na creche estão de atestado, ou seja, a secretaria está com apenas uma pessoa novamente, que se desdobra para deixar a creche em bom andamento. E pelo visto ninguém tá nem aí mais, pois o ano letivo está terminando”, acrescenta. Sobre este caso, a prefeitura não deu retorno ao Penha Online.

 

Imagem: Google