A falta de servidores na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Mariscal, Penha, está prejudicando o atendimento à comunidade. O postinho conta com duas equipes, e uma delas está totalmente desfalcada – isso porque uma agente de saúde foi readaptada há quase um ano e a Secretaria de Saúde ainda não repôs outra no lugar, e uma segunda profissional acabou se aposentando, e não há previsão de novos reforços na equipe. Um morador de Penha soube da situação e lamentou: “Também está só com a técnica de enfermagem, porque a outra da equipe simplesmente pegou atestado ou ninguém sabe se é férias. De cirurgia, enfim, ninguém sabe, eu sei que o posto vive lotado e somente uma técnica pra fazer toda a funcionalidade de curativo, de triagem, para ajudar as enfermeiras, e assim é complicado. Hoje mesmo há reunião das enfermeiras e a UBS tá sem profissional aqui – só tem uma técnica para atender as demandas. São muitos casos, gestante, pessoas idosas precisando de atendimento curativo e tudo mais, e acaba sobrecarregando todo mundo”, detalha o cidadão.
.
O morador ainda fotografou pastas de demandas das ruas do entorno da UBS, as quais, segundo ele, estão acumulando porque os agentes não conseguem sair às ruas: “A obrigação dos ACSs (agentes de saúde) é avisar exame, mas não fazer cadastro, não fazer busca ativa, porque já tem as suas demandas. Então tem uma equipe, só tá com dois ACSs, esses dois, e além de fazer suas visitas, tem que fazer a visita domiciliar junto com o médico, tem que se dividir, e às vezes ainda ajudar na recepção. Acaba sobrecarregando. Parece que eles não gostam do Mariscal, eles não mandam substituto, não dão previsão quando isso vai acontecer. A gente sabe que falta pouco para acabar o governo dele, mas poxa, vai até final de dezembro essa situação?”, questiona o morador, temendo pela alta das demandas durante a temporada de verão.
.
Sobre esse questionamento da comunidade, a assessoria da Saúde de Penha pontuou que uma das servidoras realmente estava de atestado, mas a situação já foi resolvida, com a técnica de enfermagem garantindo a cobertura das demandas. “A UBS do Mariscal segue atendendo normalmente e a população não será afetada”, afirmou a assessoria.
Imagem: Penha Online / arquivo / ilustrativa