A Secretaria de Saúde de Penha iniciou a aplicação da segunda dose de reforço da vacina COVID-19 para a população com 80 anos ou mais. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúdem que publicou nota técnica, permitindo a imunização adicional. “Penha possui estoque de doses para atender essa nova demanda, que zela pela saúde de um público que demanda de uma atenção especial”, pontua o secretário da Saúde, Rodrigo Medeiros.
De acordo com a orientação, a segunda dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.
“O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço”, detalha o secretário de Saúde. As doses são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde de Penha, sem a necessidade de agendamento prévio.
Até o momento, 28.863 pessoas tomaram a primeira dose, 24.715 a segunda imunização e 8.523 tomara a dose de reforço. A cidade já recebeu 77.762 doses de imunizantes. Neste momento, três pessoas estão em tratamento pela doença.
“Para evitar as complicações pela Covid-19, pedimos para que idosos acima de 80 anos que tomaram o primeiro reforço há mais de quatro meses procurem os postos de vacinação”, finaliza Rodrigo. 8.770 pessoas contraíram a doença em Penha, com 8.660 recuperações e 107 óbitos.
Imagem: Prefeitura de Penha