Penha inicia a aplicação de doses de reforço contra a COVID-19 na população com 85 anos ou mais. Idosos com 85 anos ou mais estão entre os mais suscetíveis a casos graves da doença, porém apenas 58,2% desta faixa etária buscou as duas doses da vacina.
O reforço segue as orientações técnicas deliberadas pelo Ministério da Saúde através da Nota Técnica nº 27/2021. A nota, emitida pelo gabinete da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, prevê que toda a população a partir dos 70 anos e/ou com alto grau de imunossupressão (problema crônico que causa a baixa da imunidade), receba pelo menos mais uma dose após as duas, totalizando três doses.
A terceira dose contra a COVID-19 será realizada da seguinte forma, de acordo com o Ministério da Saúde: “Uma dose de reforço da vacina para todos os idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Uma dose de reforço para pessoas com alto grau de imunossupressão, deverá ser aplicada 28 dias após a última dose do esquema básico.”
Ainda de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a terceira dose aplicada deverá ser preferencialmente de vacinas baseadas no uso de RNA mensageiro, como a da Pfizer. Como alternativa, as vacinas de vetor viral também poderão ser utilizadas (Astrazeneca e Janssen). A princípio, a vacina utilizada para a dose de reforço em nosso município será a Pfizer, para toda a população, independente da vacina tomada anteriormente.
É recomendável que a população busque atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. A vacinação está disponível em todas as UBS do município, das 8h às 16:30h em dias úteis.