O Governo Municipal de Penha deu início a produção do projeto de engenharia de uma segunda ponte sobre o Rio Iriri, na Avenida Nereu Ramos. O trabalho vai ao encontro da implantação do binário da Praia Alegre.
A equipe de engenharia da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) já trabalha em um novo conceito estrutural da arquitetura. Pelo projeto, a nova ponte será construída ao lado da atual estrutura, em uma conexão viária direta com a Avenida Ivo Silveira, a beira mar da Praia Alegre, aliado a alguns ajustes viários para adequar o fluxo de veículos.
Estima-se que a nova estrutura seja construída com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões. Os valores já tem a sinalização positiva de repasses por meio de emenda parlamentar.
Assim que a nova ponte for construída, o Governo Municipal avançará na substituição da atual estrutura, construída entre os anos de 1967 e 1968 – por meio de convênio firmado com o Governo do Estado – na gestão do então prefeito Henrique de Assis. A época, a ponte teve um custo de 25 mil cruzeiros novos.
“Com o passar de todos esses anos diante da constante ação da maresia, correntezas e fluxo intenso, é natural que a ponte tenha se deteriorado. Mas, precisamos nos organizar para que essa obra não prejudicar nossa economia. Este é um projeto que vai elevar a mobilidade urbana da cidade”, comentou o prefeito Aquiles.
Imagem: Prefeitura de Penha / Aleson Padilha