Penha está adquirindo 79 notebooks para a rede municipal de educação. Através do contrato n° 006/2021- FMEDUC de 15/02/2020, oriundo do processo licitatório n° 16/2020-FMEDUC na modalidade pregão eletrônico SRP n° 008/2020, homologado em 15/02/2020, o município realizou a compra junto à empresa F.B. Borges Equipamentos EIRELI, com sede em Campo Mourão, Paraná.
A secretária de educação de Penha, Maria Juraci Alexandrino, contou ao Penha Online que o investimento é em virtude da educação conectada, onde a Educação está investindo maciçamente na cidade de Penha, principalmente nos anos finais. “Nós vamos criar um programa para facilitar a vida dos professores e estudantes. Vamos começar com um projeto piloto para estender em todas as escolas da rede municipal de ensino no que diz respeito ao Ensino Fundamental. Essa aquisição dos notebooks foi possível através de emenda obtida com um deputado federal, que está em vigência até abril deste ano”, diz Juraci, que promete mais informações e outras novidades de parcerias para a educação em breve.
Outra informação questionada à secretária de educação foi sobre o valor dos aparelhos: R$ 4.349,00. Em breve consulta na internet, foi possível encontrar o aparelho em famosas lojas de departamentos, com componentes e potências iguais ou extremamente semelhantes, pelo valor de R$ 3.224,00. Jaylon Jander, secretário de administração de Penha, explicou que por tratar-se de um recurso federal, a modalidade de compra precisa ser pregão eletrônico, sendo assim, não baixou muito o valor. “No pregão respeitou-se a descritivo do produto, com 3 anos de garantia. É claro que na internet vai-se encontrar diversas promoções, mas com recursos federais precisa ser via pregão e infelizmente foi a proposta mais vantajosa”, conclui o secretário.