O Governo Municipal de Penha lançou oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, a campanha Penha Solidária Alto Vale, visando levantar doações de água potável, alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza para a cidade de Presidente Getúlio, assolada pelo fenômeno climático das inundações ocorridas na semana passada.
O lançamento da campanha foi desencadeado pelo prefeito em exercício Isac da Costa, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Penha (Acipen) e ainda a Secretaria de Assistência Social local. Os pontos de arrecadação dos donativos serão os supermercados Vila Verde, Top, Koch e Mercado Silva. A ação também tem participação de várias associações locais, como a dos moradores do Mariscal, da Prainha, da Praia do Quilombo e da Praia Grande, entre outras.
O prefeito Isac destacou que muitas cidades do Alto Vale foram solidárias com Penha durante as enchentes sofridas pela cidade, e agora é hora da retribuição. A campanha contará também com apoio operacional da Defesa Civil local.
A enxurrada ocorrida dia 16 último, em Presidente Getúlio, foi considerada a maior da história, e destruiu boa parte da cidade, deixando um rastro de 14 mortos. Ainda há quatro pessoas desaparecidas. Escolas, postos de saúde, casas particulares e estabelecimentos foram total ou parcialmente destruídas. Os estragos ocorreram também em cidades próximas como Rio do Sul e Ibirama.
O trabalho de busca dos Bombeiros Voluntários e Militares e cães farejadores continua. Integrantes do exército, bombeiros de todo o Estado e também várias coordenadorias de Defesa Civil se revezam na limpeza e reorganização da cidade. Pelo menos 500 famílias estão cadastradas para receber donativos.