Os impactos econômicos e sociais da pandemia do Covid-19 junto ao setor cultural e artístico de Penha estão sendo mensurados através de uma pesquisa que passa a ser aplicada nesta semana pelo Departamento de Cultura local, numa parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura. O questionário, com 30 perguntas, visa estabelecer um perfil de profissionais do setor, prejudicados pela suspensão de atividades advinda da quarentena.
De acordo com o professor e diretor de Cultura, Eduardo Bajara, pode ser respondido por artesãos, músicos, dançarinos, produtores de eventos e ativistas culturais em geral. Além de dados pessoais, formação e área de atuação, tempo de atuação na cultura, o questionário possibilitará à Cultura de Penha mensurar as dificuldades vividas pelo setor.
Bajara reforça que vida noturna, festas, eventos, feiras e outras atrações estão cancelados pelos organismos de saúde, visando evitar aglomerações. O fechamento das atividades do Parque Beto Carrero World e a redução quase total das atividades da rede hoteleira também impactaram todo o ‘trade’ local. Projetos como o da feira ecossustentável do Coletivo Ecovida (foto abaixo) também estão suspensos.
“Essa paralisação prejudicou em muito o setor, que está majoritariamente sem renda nesse momento”, observa ele. Os dados serão avaliados para a Prefeitura poder estabelecer alguma política pública voltada a essa categoria, e também serão encaminhados à Associação de Municípios da For do Rio Itajai-açu (AMFRI).
“É muito importante que artistas, produtores, agentes ou gestores da cultura, profissionais e prestadores de serviço, respondam as questões”, observa o diretor. Além dos dados iniciais, a pesquisa busca saber mais dados dos público alvo – como quantas pessoas são dependentes dele, características da moradia, e se há CNPJ por parte desses profissionais, além de verificar a renda mensal e os impactos da pandemia propriamente ditos para eles e seus familiares.
Bajara sugere que os artistas baixem a pesquisa (CLIQUE AQUI), respondam e encaminhem diretamente ao diretor, pelo Whatsapp (47) 9129-2084. Caso não consigam baixar no site, podem também solicitar ao diretor de Cultura, no mesmo número. Para encaminhar, basta remeter o documento respondido ao contato de Bajara como “documento” no formato Word ou PDF.