Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Penha: prefeito eleito Luizinho Américo anunciou redução de 17 para 12 secretarias, falou sobre Parque Linear, Águas de Penha, revisão dos alugueis e mais

O prefeito eleito de Penha, Luizinho Américo (PL) tem pela frente grandes desafios: além de reduzir as 17 secretarias atuais (incluindo fundações e gabinete da vice-prefeita) para 12, o objetivo é enxugar a máquina em 20 a 25%, atingindo também os aluguéis, que retiram do orçamento municipal R$ 2 milhões e 700 mil por mês, além de revisar todos os contratos existentes. Estas e outras informações Luizinho contou ao vivo durante o Bate-papo Penha Online realizado na última semana. Luizinho falou sobre Parque Linear, Águas de Penha e outros temas, além de desafios assumidos por ele e compreendidos pela população local, a qual, segundo palavras do próprio prefeito eleito, “compreendeu a necessidade da mudança”. O prefeito defende apurar o conteúdo dos contratos e efetuar a reforma administrativa – na qual Luizinho e seu vice, Mário Marquett (PL), trabalham há duas semanas. “Já visitei unidades de saúde, da educação. Os problemas estão a olho nu, para todo mundo ver. Em alguns postos, realmente chovia mais dentro do que fora. Temos muita coisa para fazer, mas para isso precisamos de documentação em mãos. Posso dizer que hoje a saúde é hoje é o grande clamor da população”. Segundo Américo, a fila de espera em exames e consultas, tida em 14 mil, hoje já estaria em 16 mil.

Enxugamento da máquina: “Teremos no máximo 12 secretarias”, aponta. Os secretários serão técnicos, “o que foi pregado é o que vamos fazer”, reforça o prefeito. “E secretário não vai fazer política”. A primeira leva dos novos secretários será avaliada com seis meses de gestão – caso não avance, poderá ser trocada.
.
Recursos parados: Segundo o prefeito, foi possível identificar quase R$ 6 milhões em recursos  do governo federal parados. E há pendências estaduais também. “Estamos levantando informações”, assegura.
.
Prainha de São Miguel: Luizinho defende uma reestruturação da Prainha e sua mobilidade. “A rua da igreja católica não permite acesso de veículos, às vezes nem a pé. Muitas ruas intransitáveis”, reconhece.
.

Melhorias do PA 24h: Luizinho pretende rever todos os documentos e valores da Saúde durante o processo de transição, incluindo os gastos do PA 24h. “Estrutura hoje já está pequena”, reconhece o prefeito, que defende uma nova UPA para Penha.
.
Águas de Penha: Luizinho já encontrou-se com a presidência da concessionária, mas por hora, há insatisfação com a Águas de Penha. “Represento o povo, o que a população merecer, vamos para cima. O povo não pode pagar por um contrato feito lá atrás. Ficar três dias sem água em outubro é inadmissível, pois a tarifa não é barata”.
.
Segurança Pública: Luizinho e Marquetti querem implantar a Secretaria de Segurança Pública, e o novo secretário deve ter a chancela da PM e Polícia Civil. Profissional da Defesa Civil também será chancelado pela comandante do corpo de bombeiros. “Nada de cargos por conivência”.
.
Parque Linear: Segundo o prefeito eleito, as obras novamente pararam depois das eleições. Américo quer se inteirar dos projetos, contratos. “Temos compromisso em executar o parque, mas precisamos saber quais os problemas, inclusive os judiciais”.
.
Presidente do Instituto de Meio Ambiente: “Vai precisar saber o que fazer. Não é chegar com uma máquina e quebrar tudo”. 

: O prefeito eleito anunciou que criará programa para instalar caçambas e ‘cata-trecos’ em vários pontos de Penha, em áreas públicas ou específicas para a população poder  descartar seus imóveis ou detritos. “Não podemos mais aceitar descarte de móveis e entulho”. A entrevista exclusiva e completa de Luizinho está no canal do Penha Online no Youtube:
.