A Secretaria de Saúde de Penha, através do Programa de Combate à Dengue, inicia a nova fase da aplicação do inseticida “Cielo-ULV” contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. O bairro Armação do Itapocorói, na localidade do Mariscal, receberá a aplicação na segunda-feira a partir das 6h e posteriormente a equipe irá avançar para os demais bairros do município. Segundo o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo, o objetivo é passar por todos os bairros novamente.
“Ano passado já fizemos esse trabalho, uma vez que o inseticida é formulado para garantir a máxima segurança da população e do meio ambiente, tendo efeito restrito à névoa formada durante sua dispersão e afetando apenas os insetos em voo no momento. As ações que estamos realizando são focadas na prevenção e na conscientização das pessoas”, destaca.
Com 72 casos positivos neste ano, a equipe desenvolve uma série de atividades para conter a proliferação do mosquito, como averiguação de denúncias, visitas domiciliares, ciclos de tratamento, aplicação de larvicida, inspeções semanais nas armadilhas e inspeções quinzenais aos pontos estratégicos. “É necessário que a população continue auxiliando e fazendo a sua parte na eliminação de depósitos”, pede o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas. Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
Imagem: prefeitura de Penha