Penha: Pronto Atendimento 24h recebe projeto de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte em todo o mundo. Visando diminuir esse índice, o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS em parceria com o Hospital do Coração (Hcor) e Hospital Beneficência Portuguesa (BP) promove o projeto “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, no qual o Pronto Atendimento 24h de Penha foi contemplado.
O projeto contempla a instalação de um aparelho de eletrocardiograma (ECG), com a capacitação da equipe para manuseio e a prestação do serviço de laudo por médicos do Hcor e BP, responsáveis por apoiar os médicos do PA 24h em discussões de casos e na tomada de decisão clínica via teleconsultoria.
A coordenadora do Pronto Atendimento 24h, Fernanda Valcanaia, explica como aconteceu a adesão ao projeto. “O projeto foi apresentado no grupo condutor da Rede de Urgência e Emergência da região da Foz, no qual sou a representante do município e assim que soube informei o Secretário de Saúde e já cadastrei o município. Após o envio de muitos documentos e informações, fomos contemplados”, explica.
Fernanda explica que a medida tem facilitado muito o fluxo de atendimento e reduzido o tempo de laudo do eletrocardiograma. “Esses laudos têm apoio da decisão clínica desses profissionais do projeto, então nos dá uma qualidade assistencial e ainda mais segurança no diagnóstico”, pontua.
“É um projeto que veio para nos auxiliar na alta demanda do PA. Além disso, mostra o quanto a equipe da saúde é bem preparada, atenta e eficaz, pois trazer um projeto desse nível pra dentro do município não é uma tarefa fácil”, finaliza o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
Imagem: Prefeitura de Penha