Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Penha: queimadas em terrenos e até na beira da praia levaram perigo a vizinhos nas últimas horas

Três ocorrências de incêndio em terrenos deixaram moradores de Penha apreensivos nas últimas horas. Um caso se deu na Rua das Tulipas, bairro Nossa Senhora de Fátima, onde o lote teve a vegetação queimada e deixou os vizinhos indignados: “Olha só gente, do lado da casa. Não sei quem que é o dono desse terreno aqui. Alguém tacou fogo aqui ó. A fumaceira que tá indo pra dentro das casas, caindo um monte de coisinha preta nas roupas. Se alguém é dono desse terreno que venha apagar. Não se queima assim. Cheio de fumaça indo na casa dos vizinhos, fora as roupas que tão no varal”, comentou uma moradora.

O outro caso foi na noite desta segunda-feira(02), na Avenida Eugênio Krause, entre as ruas Bom Futuro e Abilio de Souza, na Praia de Armação: “atearam fogo em um terreno aqui. Gente irresponsável”, disse outra moradora ao Penha Online.

Mais tarde, outro foco de incêndio em vegetação foi registrado na cidade, desta vez na orla da Praia de Armação, altura da Rua Espírito Santo. Uma vizinha local registrou o caso e enviou o seguinte relato ao Penha Online: “o mato tava bem grande hoje de manhã. Muito grande. Não tem como pegar fogo sozinho. Alguém colocou fogo, aquilo ali foi de propósito. A fumaça tá horrível dentro da minha casa”.

Como já mencionado aqui no Penha Online no último domingo(01) em recente publicação sobre o mesmo tipo de situação, a Lei Complementar n° 4/07, que institui o Código de Posturas do Município de Penha, versa no Artigo 85 que “é proibido atear fogo em roçadas ou palhadas que limitem com terras de outrem, sem tomar as devidas precauções conforme autorização emitida pelo órgão ambiental competente”, complementado pelo Artigo 87: “É proibido, sob qualquer pretexto, atear fogo em matas, capoeiras, lavouras ou campos alheios”. Importante salientar que queimadas só podem ser realizadas mediante autorização expressa do Instituto do Meio Ambiente do município, ainda assim, observando-se diversas medidas para impedir a propagação desordenada das chamas. Atear fogo em vegetação é um crime ambiental grave, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Para denunciar, o cidadão pode acionar a Polícia Militar através do telefone 190 ou aplicativo PMSC Cidadão. Confira o vídeo abaixo.

.