Penha realiza quase 500 castrações de cães e gatos em três meses


PUBLICIDADE

Em três meses, a Secretaria de Saúde de Penha já realizou aproximadamente 500 castrações gratuitas em cães e gatos. O serviço, prestado com contrato iniciado em abril, pode ser agendado diariamente no Pet Container, instalado junto à Unidade Básica de Saúde do Mariscal, das 14h às 16h. É necessário levar comprovante de residência e documento pessoais como o RG e CPF.

Relatório da empresa que executa o serviço – a Vida Pets Clínica Veterinária – pontua que de 4 de abril a 1º de julho um total de 467 castrações foram realizadas. Desde 2018, quando o Pet Container foi instalado na cidade, o número de castrações já ultrapassou 3.500. “Implantamos a UBS animal, contratamos médicos veterinários, medicamentos, equipamentos e já passamos da marca de mais de 3500 castrações”, reforça o prefeito, Aquiles da Costa.

“A castração de cães e gatos tem a função de controle da reprodução destes animais, com sua importância reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como um dos métodos indicados para ações de equilíbrio populacional, pois reduz a taxa de natalidade, as crias indesejadas e previne o abandono”, acrescenta o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, pontuando a eficácia do trabalho.

O programa é destinado a cães e gatos, machos e fêmeas, sem raça definida e em boas condições de saúde – entre 3 à 25 quilos, com idade entre 5 meses a 8 anos. As fêmeas não podem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia. As castrações ocorrerão de segunda a sexta feira, no período da manhã. O Pet Container possui contato telefônico, o (47) 9 9605.4168, que também pode ser utilizado para contatos instantâneos pelo WhatsApp – para que dúvidas mais complexas sobre o serviço possam ser esclarecidas.

O trabalho é fruto da contratação de empresa especializada para realização do serviço de castração de cães e gatos – para o período dos próximos doze meses. O investimento na política municipal do controle de natalidade dos animais é de R$ 545 mil, que serão destinados a realização de 2.600 procedimentos.

“Nosso foco é controlar a natalidade constituindo pilares por meio de um programa moderno, respeitando os animais e refletindo em ganhos diretos na saúde pública e ambiental”, encerra Rodrigo, reforçando que o trabalho será continuidade, sem que haja a necessidade da realização de mutirões.

AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO

Com a implantação da Lei Municipal de Bem Estar Animal, o município trabalha na licitação para o “credenciamento de pessoas jurídicas especializadas na prestação de serviços de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos e acidentes, bem como recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou indevidamente utilizados em atividades de tração animal, animais silvestres ilegalmente capturados ou mantidos em cativeiro ou depósito e castração de cães”. A licitação ocorre dia 29 deste mês.

 

Imagem: Prefeitura de Penha