Penha recebe exposição interativa sobre o ciclo da água, com mostra de cinema


PUBLICIDADE

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará em Penha entre os dias 23 e 26 de novembro, na frente a EBM João Antônio Pinto (Rua Tijucas, 126, localidade da Olaria).

Na quinta(23) e na sexta(24), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado(25) e no domingo(26), a exposição ficará aberta ao público em geral das 14h às 18h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 25 e 26), às 18:30h. A entrada é gratuita.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Penha. O patrocínio é da Águas de Penha.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e passará, até o segundo semestre de 2024, por Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Em Santa Catarina, além de Bombinhas, Camboriú e Penha, o projeto ainda passará por São Francisco do Sul (30/11 a 3/12).

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.

Já para a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, além de levar abastecimento e esgotamento sanitário ao município, um dos objetivos da concessionária é, também, o de apoiar eventos que fomentem a cultura e educação. “Incentivar iniciativas como esta faz parte dos nossos valores e nossa missão nas cidades onde atuamos. Acreditamos que investir nas comunidades, principalmente nas crianças, transforma o mundo que queremos viver “, completa ela.

Mostra de Cinema

Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. “Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

Local: Rua Tijucas, 126, Bairro Praia de Armação (em frente a EBM João Antônio Pinto), em Penha.

Quinta (23) e sexta (24)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (25) e domingo (26)

Exposição: 14h às 18h

Cinema ao ar livre: 18:30h

.

.

Imagem: divulgação / Águas de Penha