A empresa Urbanii instalou nesta segunda-feira novas câmeras de segurança na cidade de Penha. Deverão ser um total de 10. O Penha Online conversou na manhã de hoje com o responsável pela empresa, Rubem Henrique Silva, que contou que estas câmeras tem a capacidade de capturar a placa dos veículos e comparar com o banco de dados da secretaria de Segurança Pública, de modo que se o veículo estiver com registro de furto ou qualquer suspeita, as guarnições da Polícia Militar são acionadas imediatamente.
“A Prefeitura de Penha também poderá fazer o controle de todas as viaturas de patrimônio dela, sendo que se um veículo da Prefeitura não pode estar circulando na madrugada, e caso o faça, a Prefeitura ficará sabendo através do sistema. Isso vale também no caso do transporte escolar, ou contratação de serviços, a Prefeitura pode colocar placa nos veículos contratou pra saber se essa empresa esteve ou não no local. se um veículo estiver rondando pela cidade num intervalo determinado de tempo, se tiver passado por um determinado número de câmeras, um alarme vai avisar aos gestores do sistema, pois ou o veículo está perdido, ou está rondando pelas ruas da cidade de modo suspeito. Assim as autoridades ficam sabendo, pra uma ação preventiva maior e melhor.”
Segundo Rubem, o sistema também pode oferecer outros serviços, como por exemplo serviços de utilidade pública, a exemplo de coleta de lixo seletivo se tivesse na cidade: “quando o caminhão passar, os moradores recebem uma notificação no celular avisando que o veículo está próximo, e assim as pessoas podem colocar seus descartes para coleta”, disse.
Não existe nenhuma cidade em Santa Catarina com tanta cobertura de inteligência de vídeo, segundo o diretor da empresa Urbanii: “é uma novidade. Será a primeira cidade onde todos os pontos da Polícia Militar serão cobertos com OCR. O controle de tudo isso será da Secretaria de Segurança Pública de SC, lá em Florianópolis. Depois vamos estender as câmeras paras as ruas; a meta é ter duas câmeras OCR em cada rua, e então os moradores cadastrados serão alertados pelo aplicativo”, concluiu.
Imagem: Urbanii