Penha registra boletins de ocorrência contra chantagem de hacker que atacou servidor da Prefeitura
O Governo Municipal de Penha informa que registrou nesta terça-feira, dia 24 de novembro, na Polícia Civil local, e nesta quarta, dia 25, na Delegacia de Crimes Virtuais, em Florianópolis, um boletim de ocorrência denunciando a invasão de um hacker que apagou dados do servidor de internet da Prefeitura ainda na terça-feira, e passou a chantagear o Poder Executivo em troca do retorno à liberação destas informações.
Um dos técnicos da Prefeitura constatou pela manhã a dificuldade de acessos a dados de vários setores, e encontrou uma mensagem do hacker, confirmando a invasão através de um “malware” (sistema de computador que acessa dados de forma ilícita, causando alterações ou roubo de dados).
A chantagem também foi explicitada na mensagem: o hacker pediu U$S 1.500 em bitcoins (moeda eletrônica), em troca da devolução dos dados. O invasor repassou um acesso via internet e um arquivo em PDF orientando sobre como proceder a compra dos bitcoins, dando três dias de prazo para o Município ceder à chantagem.
O criminoso ainda ameaçou liberar os dados do Município ou apagá-los em definitivo, caso não recebesse pela liberação do sistema. O Governo Municipal não aceitou e denunciou o caso à Polícia Civil e ao setor de crimes cibernéticos, para a devida investigação.
A Prefeitura reforça ainda que nada tem a esconder ou temer em relação ao seu conteúdo, e não admite ou coaduna com esse gênero de crime. O Governo Municipal também lamenta a dificuldade gerada no serviço público por conta dessa ação criminosa e aguarda a investigação e identificação do autor do crime cibernético, para retomar o acesso aos dados e seguir com o serviço público prestado à população.