O colegiado de Cultura da AMFRI está promovendo entre os meses de setembro e outubro o “1º Ciclo de Formação para a Culinária Popular: redescobrindo possibilidades”, evento aprovado pelo Edital Elisabete Anderle 2021, da Fundação Catarinense de Cultura. Nesta quinta-feira, 1º de setembro, Penha será a cidade sede da interação.
O evento, com programação totalmente gratuita, consiste em diversas palestras e oficinas que acontecerão nos onze municípios da AMFRI. “Esse é um momento estratégico para mostrar todo nosso potencial gastronômico de raiz, das nossas culturas. Nesse momento, os saberes da nossa terra ganharão seu valor”, pontua o presidente do Colegiado e superintendente da Fundação Municipal de Cultura Picucho Santos, Eduardo Bajara.
O Ciclo será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, às 9h. O tema da conversa é “A comida como negócio”. As inscrições são gratuitas através do link: https://bit.ly/culinariaamfri. “É um evento voltado para toda população, pessoas com interesse em gastronomia e cultura”, convida. No dia 8, ocorre a Oficina “Conversa sobre a nossa culinária”, na Escola de Culinária Itapocoroy.
O evento conta com o apoio do CITMAR, do SEBRAE e dos conventions bureaus da região. Além disso, contará com a participação da Prof. Dra. Yolanda Flores e Silva, investigadora e docente na Universidade do Vale do Itajaí, coordenadora de pesquisas e projetos com foco cultural nas redes e organizações comunitárias tradicionais em especial a gastronomia étnica-cultural, segurança alimentar, etc.
Imagem: Prefeitura de Penha