Neste sábado (05) Penha será a capital estadual do xadrez. A cidade será sede da etapa de abertura do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, que reunirá mais de cem enxadristas para estratégicos embates no ginásio central Sebastião João de Souza. A competição vai reunir os principais nomes do esporte no estado, incluindo a talentosa enxadrista local, Mariana Nara da Costa.
“Essa competição tem uma tradição muito forte no cenário estadual e Penha tem a honra de ser a cidade escolhida para sediar a abertura”, frisa o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Carlos Souza.
A etapa marca ainda o retorno do Circuito, que com as flexibilizações sanitárias e respeitos os protocolos preventivos, percorrerá as regiões de Santa Catarina. A competição tem as categorias Superior e Escolar, com 7 rodadas em disputas de 15min+5s. Entre as presenças já confirmadas, está a da mestre internacional e terceira colocada no ranking nacional, Kathie Goulart Librelato, de Criciúma. A também mestre internacional, Regina Ribeiro, de Blumenau, também estará na etapa de Penha.
A atual campeã brasileira de xadrez sub-12, a penhense Mariana Nara Costa tem sua cadeira reservada. Disputando em casa, é forte candidata a vencer a etapa. “Mariana é um talento nato e que se lapida diariamente sob a batuta do treinador e pai, Maicon da Costa. O futuro dela é muito promissor no esporte, fato que torna Penha uma cidade de referência no xadrez”, analisa o superintendente da FME.
O evento é organizado pela Federação Catarinense de Xadrez e pelo PENSE, com apoio direto da Fundação Municipal de Esportes de Penha, a FME – que também já prepara o maior campeonato infantil de xadrez dentro do estado. Entre os dias 11 a 13 de março, a FME vai realiza o Festival Catarinense da Criança. Segundo Carlos, serão mais de 200 enxadristas participantes, resultando num fluxo econômico e turísticos estimado em mil pessoas na cidade.
Imagem: Prefeitura de Penha