Penha sediará sexta edição do “Observa Costa Verde & Mar” no próximo domingo


PUBLICIDADE

Plataforma na internet indica que Penha tem 162 espécies de aves catalogadas; evento virtual gratuito visa observação, fotografia e divulgação das fotos de pássaros em aplicativos e redes sociais.

Penha será sede do Observa Costa Verde & Mar no próximo dia 27 de setembro. O evento virtual de observação de Aves chega à sua sexta edição mobilizando observadores de várias partes do Brasil e do exterior.

Penha, a cidade sede do próximo Observa, possui registrado no painel WikiAves 192 espécies, entre elas a Cambacica, Gaturamo Verdadeiro, Tié Preto, Saí Azul, Ferrerinho Relógio, e muitas delas podem ser avistadas nas janelas, varandas e quintais das residências. E é essa a proposta do evento: incentivar a prática da observação de aves sem sair de casa.

Qualquer pessoa pode participar interagindo, trocando informações e gerando conhecimento. É tudo bem simples: o grupo principal concentra-se na plataforma do Whatsapp onde é possível publicar fotos, cantos, vídeos ou simplesmente tirar curiosidades sobre as aves, já que todo o evento é orientado por especialistas em observação.
Para quem deseja um pouco mais de interação, a plataforma do ZOOM pode ser acessada durante o evento, bem como o canal do YouTube da região turística da Costa Verde & Mar.

O Observa Costa Verde & Mar – Aves da Minha Janela faz parte das ações de fomento ao roteiro de ecoturismo e turismo de aventura da região turística Costa Verde & Mar, do CITMAR – Consórcio Intermunicipal de turismo da região. A organização do evento é do Instituto Alouatta, com apoio do Governo Municipal de Penha e Secretaria Municipal de Turismo.

O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, aponta que, a exemplo dos outros municípios em que o evento já foi realizado, será desenvolvido um guia prático de observação para Penha.

Para participar, basta enviar e-mail para institutoalouatta@uol.com.br, informando seu número de Whatsapp e a cidade que reside. Qualquer pessoa pode participar, desde simpatizantes e iniciantes na observação até observadores experientes. Durante o evento, moderadores e biólogos orientam e informam o grupo sobre as espécies avistadas.

Esse projeto é gratuito e as inscrições vão até o dia 25 de setembro. Participe e descubra as aves que visitam suas janelas, varandas e quintais de sua casa!