Penha será contemplada com doação de 300 peças após campanha da Máscara Gigante


PUBLICIDADE

A cidade de Penha será contemplada com a doação de 300 máscaras de proteção ao Covid-19 por parte dos organizadores da campanha da Máscara Gigante, que está ocorrendo em Santa Catarina. As máscaras serão produzidas com tecido igual ao da peça de 240m² confeccionada na cidade de Navegantes, em malha dupla. A peça foi exposta semana passada ao público em geral, nas margens da BR-470, segundo informou Rogério Tomaz Correa, idealizador da companha e proprietário da empresa de confecção.

A doação das máscaras é a etapa final da campanha de conscientização. Além de Penha, outras cidades da região da Foz do Itajaí-açu também receberão essas doações. Na quarta-feira (dia 3), mais de 4,7 mil peças foram entregues à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Em breve, estas unidades serão repassadas às prefeituras dos municípios que compõem a entidade, para que sejam distribuídas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com pesquisas realizadas, não existiu no mundo outra peça com esta dimensão. A campanha “Proteja-se, Use Máscaras!” preparou, além da doação à AMFRI, cerca de 4 mil máscaras extras, para os profissionais de imprensa do Estado. Antes da exposição da Máscara Gigante, a empresa responsável já contabilizava a entrega de outras 3,6 mil unidades, doadas para entidades, indústrias, empresas privadas, igrejas e alguns municípios.

“Além do presente e da doação das máscaras aos municípios da nossa região, o valor representativo e humanitário é o mais importante demonstrado pela empresa”, comentou o presidente da AMFRI, prefeito Leonel Martins. O prefeito de Penha, Aquiles da costa, também agradeceu a iniciativa, parabenizando a idealização da campanha.

No início da campanha, a ideia era transformar a Máscara Gigante em máscaras de tamanho padrão para serem doadas à comunidade. No entanto, com o aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias, a empresa responsável pela campanha optou em produzir e doar máscaras iguais ao acessório gigante, para agilizar a entrega.

“Queremos garantir que os itens cheguem o mais rápido possível à população. Se seguíssemos com o plano original, levaria mais tempo para higienizar o tecido e preparar as novas máscaras. Com o aumento de casos, optamos por antecipar a doação”, conta Rogério, que somou mais de 1.400 m de cordas e outros 1600 de lonas, feitas de garrafa pet, para a exibição da peça. Para instalação, foram 22 horas ininterruptas de trabalho, por 10 homens. O tecido equivale a 600 camisetas.

No total, 11 municípios serão beneficiados com a entrega das 4.750 máscaras reutilizáveis. A quantidade de unidades que cada cidade receberá é proporcional ao número de habitantes. Já a peça gigante, de 40×16 metros, ficou exposta às margens da BR 470, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A estrutura, equivalente a um prédio de seis andares, contou com mais de 20 contêineres e chamou a atenção de quem passou pela rodovia, na vizinha cidade de Navegantes.