Penha vai iniciar vacinação de grupos prioritários contra a gripe na segunda-feira (07)


PUBLICIDADE

A Prefeitura de Penha vai iniciar a campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira, 7, para os grupos prioritários. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. A vacina é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e a Influenza B. O Dia D de vacinação, com atendimento em horário ampliado no sábado, está previsto para o dia 10 de maio. Após o evento, a campanha será estendida para vacinar toda a população a partir de 6 meses de idade.
.
“Esse período de vacinação é importante para se proteger e também proteger sua família contra a gripe, principalmente antes do inverno, quando a permanência em ambientes fechados aumenta a transmissão do vírus, que também pode ter sintomas agravados”, destaca o secretário de Saúde, Nestor Filipe da Luz. O esquema vacinal consiste em duas faixas etárias. As crianças de 6 meses a 8 anos de idade que não receberam a vacina no último ano devem receber aplicação de duas doses, com intervalo de 30 dias. Para aquelas que receberam a vacina anteriormente, será aplicada dose única. Pessoas a partir de 9 anos de idade estarão protegidas com aplicação de dose única. A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a gripe na rotina de vacinação de idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, com disponibilidade contínua nas UBS. Confira os grupos prioritários da campanha de vacinação:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
– Gestantes
– Idosos a partir de 60 anos
– Puérperas
– Povos indígenas
– Quilombolas
– Pessoas em Situação de Rua
– Trabalhadores da Saúde
– Professores do ensino básico e superior
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
– Profissionais das Forças Armadas
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (passageiros urbanos e de longo curso)
– Trabalhadores dos Correios
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

 

Imagem: Prefeitura de Penha