A Defesa Civil Municipal de Penha participará, no dia 18 de maio, do 1º Exercício Geral de Gestão de Desastres, ação coordenada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O evento tem como foco o treinamento de evacuação de moradores até ponto de encontro seguro e posterior deslocamento até abrigo provisório, em resposta a uma ocorrência de deslizamento de terra. A ação, que envolve diversos setores públicos e forças de segurança, acontecerá na comunidade da Praia de São Miguel, das 8h às 17h, e será aberta à participação da comunidade.
Durante o simulado, haverá simulações de atendimento e estabilização de vítimas, além de treinamento de evacuação da área de risco até a Escola Municipal Maria Emília da Costa, definida como ponto de encontro. Os participantes serão deslocados ao abrigo provisório localizado no Ginásio Municipal Sebastião João de Souza, no Centro.
No abrigo, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizará uma palestra com orientações sobre segurança, prevenção e primeiros socorros, também aberta à participação popular.
A ação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) será realizada simultaneamente em diversos municípios catarinenses. “É a primeira vez que Penha participa de uma iniciativa como essa, e nosso principal objetivo é preparar e orientar a população para saber como agir em situações de emergência. Para isso, contamos com a participação ativa dos habitantes de Penha”, destaca a diretora da Defesa Civil de Penha, Fernanda Anselmo.
A viabilização do simulado envolve a Defesa Civil municipal e estadual, a Polícia Militar de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Voluntários, o Instituto Municipal do Meio Ambiente, a equipe multifuncional e agentes da Secretaria de Saúde, além das secretarias municipais de Trânsito, Educação, Planejamento, Obras, Assistência Social e Fundação Municipal de Esportes.
Imagem: Prefeitura de Penha