Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Penhense Mariana é CAMPEÃ BRASILEIRA de xadrez escolar

Neste domingo, a enxadrista penhense Mariana Nara Santana da Costa, aluna da Escola Municipal Rubens João de Souza, conquistou o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2021 na categoria sub 11 Feminino. Mariana, que é filha do professor de xadrez Maico, compete representando Penha desde 2018 e passou a integrar o Virando o Jogo em abril deste ano, ocasião da criação do Projeto através Fundação Municipal de Esportes e Secretaria de Educação.

Em Caxambu-MG, ela e outros dois penhenses participaram da competição; a atleta Dávila Yasmin conquistou a medalha de 6° lugar na categoria sub 13 feminino: “muito guerreira lutou até o fim e conquistou a medalha em uma competição nacional para Penha”, comenta o professor. O atleta Gustavo de Oliveira conquistou o 16° lugar na categoria sub 14 masculino: “foi uma conquista sim, pois foi uma competição muito forte com quase 30 atletas, e ele lutou todas as partidas”, declarou o professor Maico.

Já sobre a campeã Mariana, o pai e professor disse que era difícil descrever em palavras o sentimento que passaram no Hotel Glória: “foi incrível, emocionante. Quem conhece Mariana sabe que não foi por acaso, treinos diários, dedicação total, e o primordial, vontade de vencer e ter orgulho de levantar a bandeira de Penha.”

Mariana enfrentou e venceu cinco atletas durante a competição, sendo a primeira uma enxadrista catarinense da cidade de Blumenau, depois uma atleta paulista e na terceira rodada a adversária foi uma competidora sergipana. Na quarta rodada a concorrente era uma atleta sul-mato-grossenses e na final, Mariana enfrentou outra atleta paulista.

“Agora é comemorar e preparar para a próxima competição nacional entre os dias 09 e 12, o Brasileiro de Categorias em Juiz de Fora-MG. O desafio agora é um pouco maior, jogar a categoria sub 12”, concluiu o professor Maico.

 

 O atleta Gustavo

 

A atleta Dávila

 

A atleta Mariana com seu pai e treinador, Maico