Mulheres de 13 municípios litorâneos de Santa Catarina se deslocaram até Itapoá nesta semana para o 4° Encontro Inter-regional de Pescadoras do Litoral Norte. Além de se encontrarem e conhecerem colegas do ofício de diferentes cidades, as pescadoras aproveitaram para ampliar conhecimento com palestras sobre questões de gênero, família, saúde, políticas sociais e de inclusão. O objetivo do Encontro é valorizar o papel da pescadora, destacando a sua importância na melhoria da qualidade de vida familiar e sua participação no desenvolvimento local e na pesca artesanal do estado.
A pesca artesanal foi a base para o nascimento e desenvolvimento de muitos municípios do litoral Norte de Santa Catarina, que tem tem 39 colônias de pescadores, dessas, somente três têm mulheres como presidentes. Durante o encontro houve palestra, apresentação de maracatu com o grupo Baque Mulher e no final foi realizado o Concurso Rainha da Praia, onde a vencedora foi a Ivete Odeli Generosa, penhense da Praia de São Miguel.
Participam mulheres dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Itapoá, Joinville, Penha, Porto Belo, Navegantes e São Francisco do Sul.