Pescadores de Penha reclamam da demora na entrega do kit pescador que deveria ter sido na terceira semana de julho


PUBLICIDADE

Pescadores de Penha estão reclamando do atendimento na Colônia dos Pescadores de Penha, onde os servidores estariam dificultando a entrega do kit pescador, pedindo, por exemplo, documentos que já foram entregues nos anos anteriores.

O secretário de pesca e agricultura do município de Penha, Rubens João de Souza Filho – o Rubinho – contou ao Penha Online que a lei mudou em outubro de 2019, sendo que em 2020 os kits foram entregues nas casas dos pescadores por causa da pandemia. “Solicitamos que os mesmos regularizassem seus cadastros e muitos não apareceram. Em janeiro de 2021 colocamos cartazes com as instruções nas localidades de Gravatá, Praia de São Miguel, Armação e Rio Iriri. Para este ano o prazo inicial era pra ser no dia do município, 19 de julho”, contou o secretário.

Rubinho ainda detalhou sobre o que seria a razão do atraso e afirmou que a entrega dos kits já começou: “tem todo o processo de três orçamentos onde são comunicadas as empresas e elas repassam o valores para secretaria, que repassa para o setor de compras onde e formalizado o processo com as assinaturas. Depois é lançado o edital onde as empresas se inscrevem para participar do pregão de onde sai a empresa vencedora. Aí e feita a Autorização de Fornecimento através do setor de compras que repassa para Secretaria de Pesca e Agricultura que então solicita para empresa vencedora que tem um prazo para entregar. A solicitação para a empresa foi dia 23/08 a entrega dia 04/09, sendo que as tintas já foram entregues para todos os pescadores regularizados das localidades do Rio Iriri, São Miguel Gravatá e quase todos de Armação. Para o resto do kit, haverá o pregão no dia 29/09”, afirmou o secretário.

Além da tinta, o kit pescador normalmente é composto também por par de botas, capa, calça de oleado.

Pescadores do Gravatá alegam que sofrem com as condições precárias do guincho para puxar as embarcações, que está quebrado e do local onde eles puxam os barcos para manutenção, que é todo de pedra, não tem piso, não tem estiva pra poder ajudar, é bem precário, o pessoal quase nem consegue sair e quando precisa de melhoria ainda ficam se embaçando. É tão sofrido esse ramo da pesca e ainda acaba acontecendo toda esse descaso”, lamenta um dos pescadores.

Em 2018 o kit foi entregue aos pescadores no mês de maio, em 2019 o kit foi entregue a partir do mês de março; já em 2020 a entrega iniciou em abril e terminou no mês de junho. No entanto, neste ano de 2021, os kits só estão sendo entregues agora, no fim de setembro.