[VÍDEO] Pinguim é encontrado vivo na Praia Alegre; confira e anote os números para solicitar resgate de animais marinhos em Penha e região


PUBLICIDADE

No início da manhã deste domingo, o leitor Josh encontrou um pinguim na Praia Alegre, em Penha. Sem saber a quem recorrer, ele fez contato com o Penha Online, mas o animal acabou morrendo. No sábado (05), a leitora Isadora encontrou outro pinguim, já sem vida, na Praia de Armação (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, AO FINAL DA MATÉRIA).

Vivos os mortos, o encontro de animais marinhos deve ser comunicado à Unidade de Estabilização Marinha da Univali de Penha, pelo telefone 0800-642-3341 ou WhatsApp (47) 99214-0960, que funcionam todos os dias.

Segundo a Univali, a época Inverno é comum a aparição de pinguins nas praias de Santa Catarina. Isso porque a espécie tem hábitos migratórios e, todos os anos, grupos de indivíduos saem das colônias na região da Patagônia Argentina rumo às águas quentes do Altântico. Nessa longa viagem, muitos indivíduos morrem por condições naturais devido ao alto gasto energético, como exaustão, desidratação pela incapacidade de encontrar alimento, se desencontram do seu grupo e tornam-se vulnerável para um quadro de debilidade, que pode facilitar o encalhe nas praias.

Há também os riscos antrópicos, ou seja, a interação humana: é alto o índice de pinguins que se emalham em redes de pesca e morrem por consequência de afogamento. Aves marinhas são animais pulmonados e precisam retornar à superfície da água para respirar. Ao ficarem presos em redes de pesca, pinguins saudáveis podem gastar muita energia na tentativa de escapar do emalhe. Pinguins que já não estavam saudáveis ficam ainda mais expostos a esse risco.

.

.

Imagem: Josh Silva / Isadora dos Santos