Pinguim tratado em Penha se junta a outros 17 e volta ao mar
Nessa última quinta-feira (22), um total de 18 pinguins-de-Magalhães foram reintroduzidos à natureza após um período de estabilização e reabilitação em instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), entre eles, um pinguim resgatado em Itajaí no dia 27 de junho e tratado em Penha. Ele havia encalhado próximo a um posto de salva-vidas na Praia Brava e tinha marcas de interação com rede de pesca, passando por tratamento veterinário para estabilização do quadro de saúde e, posteriormente, encaminhado para a Associação R3 Animal, responsável pela fase final de reabilitação e soltura.
Os 18 pinguins foram resgatados durante a temporada migratória deste ano em praias de Santa Catarina. Pinguins dessa espécie migram anualmente para o litoral brasileiro. São aves não voadoras que partem de colônias reprodutivas ao Sul do continente em busca de alimento. São animais gregários, vivem em bandos e viajam em grupos, por isso são soltos da mesma forma. A soltura foi realizada na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC).
Os viajantes, geralmente, são indivíduos juvenis e inexperientes, que enfrentam a primeira longa viagem. Muitos chegam até as nossas praias exaustos, debilitados, desidratados, desnutridos, seja pela inaptidão, por se perderem de seus grupos ou por interagirem com ações humanas que ameaçam a sobrevivência. Viu um pinguim pelas praias? Acione as equipes do PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e a central de resgate funciona diariamente das 8h30min às 17h30min.
A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali é uma das instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).
.
.
Imagem: Nilson Coelho e Emanuel Ferreira – Associação R3 Animal