Uma guarnição da Polícia Militar Ambiental de Florianópolis deslocou-se aos municípios de Balneário Piçarras e Penha, com o intuito de verificar denúncia sobre a captura do camarão no período de defeso. Após percorrer a orla da Praia Alegre, foi possível observar a existência de embarcações exercendo atividade pesqueira na modalidade arrasto, com tração motorizada, para captura do camarão no período de defeso.
Durante a utilização do drone, foi observado o regresso de três embarcações que adentraram no rio Irirí, sendo feita a abordagem assim que os pescadores realizavam a atracação das embarcações.
Diante do flagrante e materialidade da ilicitude, foram lavrados os autos de infração ambiental e apreendidas as embarcações, juntamente com os materiais utilizados para a prática ilegal, e aproximadamente 130 quilos de camarão, que foram doados para a APAE de Penha. Devido ao entardecer, foi necessário realizar o deslocamento das embarcações apreendidas na manhã do dia 1° de maio. Prestaram apoio o IBAMA e FAMAB, ficando as embarcações apreendidas em Itajaí.
A ação ocorreu na tarde de sexta-feira (30) e divulgada pela polícia ambiental neste domingo.