A Polícia Civil de Barra Velha desencadeou uma operação para cumprimento de 2 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária decorrentes de investigação de homicídio qualificado. No dia 15 de junho de 2020, um homem e uma mulher foram executados a tiros em uma estrada na zona rural do município de São João de Itaperiú e no decorrer das investigações ficou demonstrado que as mortes decorreram de disputas internas entre traficantes de drogas integrantes de organização criminosa de origem estadual.
Na primeira residência alvo da operação foram apreendidos mais de 41kg de maconha, documentos relacionados à facção criminosa, grande quantia de dinheiro em espécie e munição de calibre permitido. Foi dado cumprimento aos mandados de prisão temporária decorrentes do homicídio, bem como foram autuados os dois suspeitos presentes no local pelo crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse irregular de uso permitido.
Nos outros dois imóveis alvos da operação foram apreendidos diversos invólucros de cocaína já devidamente embalada para venda e considerável quantia em dinheiro, tendo sido os dois suspeitos presentes autuados pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Um usuário identificado também foi conduzido para os procedimentos cabíveis. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário onde permanecem à disposição da Justiça.