Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) realizaram uma operação de combate ao roubo de carga na manhã desta quarta-feira. Foram realizadas três prisões, sendo uma em Itaiópolis, uma em Vacaria-RS e outra em Balneário Piçarras.
A investigação apurou o roubo de uma carga de chapas de aço avaliada em R$ 160.000,00. No dia 01/10/2021, o motorista registrou Boletim de Ocorrência em São João do Itaperiú narrando ter sido abordado por criminosos em um posto de combustíveis às margens da BR-101, em Araquari, e mantido refém durante toda a noite e o dia seguinte em Balneário Piçarras.
O cavalo-trator roubado foi recuperado no mesmo dia em Tijucas. A equipe de investigação da DFRC/DEIC realizou as investigações e, após alguns meses, conseguiu identificar os integrantes de um bando criminoso responsável por outros delitos, além do que está sendo investigado.
As investigações possibilitaram identificar além da autoria, os veículos que pertenciam ao bando e foram utilizados para a prática criminosa, tanto para o deslocamento dos assaltantes quanto para o suporte logístico de transporte da carga até Brusque para o receptador.
No dia 11/01/2022, os semirreboques foram recuperados pela DFRC/DEIC em Canelinha. A celeridade na troca de informações entre a Polícia Civil de SC e a PRF de SP possibilitou o esclarecimento do crime.
Mandados
Foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão contra os suspeitos dos crimes investigados. As buscas possibilitaram a apreensão de documentos e equipamentos que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC da DEIC/PCSC, além das vestes utilizadas no crime por um dos assaltantes.
Os caminhões e os veículos pertencentes ao grupo criminoso foram apreendidos no dia 21/12/2021 por ocasião da operação deflagrada pela DFRC da DEIC/PCSC. O cumprimento dos mandados contou com o apoio do Setor de Investigação da Delegacia de Polícia da Comarca de Itaiópolis, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) e da DRCA da DEIC.
O assaltante apontado como líder do grupo criminoso está foragido. Há dois mandados de prisão expedidos contra ele por roubo de cargas. Este suspeito atuaria há mais de duas décadas na prática dessa modalidade delitiva, especialmente no Estado de São Paulo.
Imagem: Polícia Civil/SC