Nesta quarta-feira (7), a Polícia Federal, com apoio do IBAMA, realizou ação de combate à pesca ilegal de camarão em período de defeso. Em operação de fiscalização costeira, foi abordado um barco de pesca de arrasto de camarão próximo a Ponta da Vigia, em Penha. O uso de um drone permitiu a filmagem da prática do crime à distância e a abordagem pontual da embarcação enquanto praticava o delito.
O pescador, natural de Penha e residente em Guaratuba, e que estava acompanhado de um menor de idade, foi preso pela prática do crime tipificado no artigo 34 da Lei 9605/98: Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, com pena de até 03 anos de detenção.
O preso também foi autuado e multado administrativamente pelo IBAMA, bem como a embarcação inspecionada e autuada pela Marinha do Brasil em razão de irregularidades constatadas. Foram apreendidos 355kg de camarão, além de redes, outros instrumentos de pesca e a própria embarcação.
O período do defeso do camarão na costa de Santa Catarina se iniciou em 01/03/2021 e vai até 31/05/2021. Durante esse período a pesca é proibida e tem por objetivo permitir que o camarão se reproduza.