Na tarde desta quinta (23), o quartel da Polícia Militar de Penha recebeu a visita de policiais da Polícia Militar Ambiental – PMA. Recém instalada no município de Balneário Camboriú, a Sede da Polícia Ambiental é responsável pela fiscalização de infrações ambientais na região da AMFRI, que inclui a cidade de Penha. A unidade opera por terra e por mar. Nas operações marítimas, são empregadas embarcações de médio e grande porte, de grande velocidade para proteção da orla e controle da pesca ilegal. A região tem o maior polo pesqueiro do país e Penha tem um importante protagonismo nesse setor.
A Polícia Ambiental trabalhará também na ocupação de áreas de proteção permanente, bem como proteção do patrimônio natural. “É um avanço para a cidade, eis que temos aqui ao nosso lado e a disposição, um efetivo de Policiais Ambientais, com equipamentos tecnológicos, drones, veículos, lanchas de alta velocidade. Os policiais atuarão visando a proteção da orla e controle da pesca ilegal, uso de malhas irregulares, desrespeito ao período de defeso, salgas ilegais ou clandestinas, extração ilegal de marisco, atos contra flora e fauna marinha ou terrestre dentre outras infrações. Haverá fiscalização com maior frequência e volume, visando educar, mudar comportamentos humanos para o equilíbrio e bem-estar social”, disse o Comandante da Polícia Militar de Penha.
Os policiais vieram conhecer a região, os pontos sensíveis e vulneráveis, as demandas da comunidade, os locais que merecem atenção, além de conhecer casos contumazes de infração ambiental. A visita faz parte parte do Planejamento Operacional para início das operações de fiscalização terrestre e marítima no município.