Depois da recente aquisição das novas pistolas Berettas APX 9mm pela Polícia Militar de Santa Catarina, que representam o que há de melhor no mercado no que diz respeito a armamento, a Polícia Militar de Penha adquiriu lanternas táticas dedicadas, acopláveis ao armamento, para todos os policiais de seu efetivo. As lanternas adquiridas são de última geração, tem alta capacidade de iluminação, fazendo feixes de luz a uma distância de até 100 metros, sendo a primeira lanterna recarregável compacta do mercado com trilho ajustável.
As lanternas dedicas são empregadas taticamente em combates armados ou confinados, sob baixa luminosidade, numa realidade onde cerca de 70% dos confrontos ocorrem nessa condição. A lanterna e a iluminação do ambiente e a ambientação do policial no emprego estratégico de sigilo, surpresa, buscas, são fundamentais para o sucesso da missão, sendo as lanternas dedicadas, portanto, quase tão importantes quanto a própria arma ou colete.
Seu uso traz maior segurança, mobilidade e operacionalidade ao policial operador do armamento. Dentre outros efeitos do uso das lanternas acopladas, é o deslumbramento do agressor, permitindo ação rápida e eficaz e incorrendo em impacto direto na segurança do policial, e assim, na segurança do abordado, do oponente e do cidadão.
Para acomodar as novas dimensões da arma com lanterna dedicada, foram adquiridos coldres de última geração, confeccionados em polímero de alta resistência, desenvolvidos para acomodar e proteger a arma e seus componentes (retém do carregador, por exemplo), de forma segura. Os coldres possuem sistema de dupla trava, garantindo maior segurança aos policiais por evitar que o equipamento seja destravado e aberto indevidamente, sem que o policial queira.
O investimento foi de cerca de R$ 23 mil e a aquisição foi custeada pelo convênio de Radiopatrulha, firmado entre a PMSC e município de Penha.
.
.
Imagem: Polícia Militar de Penha