A partir da próxima segunda-feira, 31, a obra da ponte que divide Balneário Piçarras e Penha entrará em fase de demolição da atual estrutura, e estará completamente interditada. Para os pedestres que precisam fazer a travessia a Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras disponibilizará, de forma gratuita, o Transporte de Pedestres através de vans e micro-ônibus que já fazem parte da atual frota de veículos do Município.
O transporte acontecerá de um lado da ponte para o outro, de forma simultânea, com duas linhas fazendo o mesmo trajeto inicialmente. O serviço estará disponível por trecho, das 06h às 19h, de segunda à sábado. A rota alternativa é pela Rua 5.000, que corta os bairros Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz.
A medida se faz necessária devido ao elevado custo para a construção de uma estrutura provisória para a passagem de pedestres, e também as exigências burocráticas para essa construção, que poderiam acarretar no atraso total da obra. Com a demolição, a ponte ficará interditada por cerca de 90 dias.
Nova ponte
A nova estrutura trará uma faixa exclusiva para ciclistas e espaço para pedestres, contendo espaços para contemplação e a pesca. A nova ponte terá uma altura de 5,48 metros e um vão livre de 28 metros, permitindo a navegação de barcos de até 60 pés.
O projeto para a ampliação da ponte vem sendo articulado desde 2018, custeado pelo empresariado local, através de uma parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras e Penha. Os recursos para a obra – R$ 3.333.333,33 – são provenientes de título de empréstimo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A empresa – que venceu a licitação aberta de concorrência pública, obtendo o menor preço entre todas as participantes – já trabalha na nova estrutura da ponte, que é pré-moldada e será transportada até o município após a finalização de todas as etapas de estaqueamento e demolição.