Populares reclamam de retirada da cruz em frente à Capela de São João; Padre Josué explica


PUBLICIDADE

Na manhã desta sexta-feira populares passaram a questionar a remoção de um cruz que estava em frente à Capela de São João Batista, em Armação do Itapocoroy, Penha, cruz esta que foi instalada agora em frente a igreja “nova”.

O Penha Online buscou informações com o Padre Josué, para levar esclarecimentos sobre o fato à população. O Padre afirmou que existia um cruzeiro antigo na praça da igreja, conforme mostra a fotografia mais antiga que se tem conhecimento: “primeiramente a cruz sempre é colocada na praça e no topo das igrejas, nunca grudada no Templo. E essa cruz das Missões Redentoristas foi colocada na frente da igrejinha de forma indevida durante as Missões de 1948, ela não faz parte do conjunto arquitetônico da igreja velha, por isso nós tiramos e então colocamos em frente a igreja nova, que é consagrada, benzida pelo Bispo, e ela sim carece que uma cruz”, conta ele.

Sobre a cruz original, o padre lamenta o fato de não se ter notícias, uma vez que ela foi retirada do local por volta de 100 anos atrás. Sobre a restauração em andamento, o Padre Josué aproveita a conversa para informar outras alterações que ocorrerão no decorrer da realização das fases da restauração da igrejinha: “também estamos retornando algumas situações da igreja para o original, isso já dentro do projeto de restauração a longo prazo, como por exemplo o sino que está na igreja nova; ele era da igreja velha quando foi colocada a torre em 1920 e depois o colocaram na igreja nova. O projeto é retornar o sino para a igreja velha e comprar um sino para igreja nova. Mas isso é mais pra frente, a gente vai retornando pouco a pouco a questão histórica pra ficar mais próximo possível do original”, conclui.

Revitalização

Em junho deste ano a Igreja pediu à Fundação Catarinense de Cultura autorização para uma intervenção emergencial da estrutura, uma vez que a Capela foi tombada como patrimônio histórico cultural de Santa Catarina, e após receber autorização, iniciou-se uma manutenção emergencial buscando-se pela preservação da estrutura para posteriormente dar início aos trabalhos de restauração de fato, sem prazo para terminar, uma vez que tudo que foi feito até agora, segundo o Padre, contou com apoio da população em geral.

Quem quiser colaborar com qualquer valor para a reforma, revitalização e restauração, pode fazer sua doação via PIX para paroquiapenha2019@hotmail.com