Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido. De acordo com Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, os serviços de água tratada e coleta e tratamento dos esgotos que integram o saneamento básico levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo na saúde infantil e na redução da mortalidade infantil. “O saneamento básico também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e na preservação dos recursos hídricos”, diz.
Segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), Saneamento Básico é o conjunto de serviços e infraestrutura de abastecimento de água, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais urbanas. É um serviço previsto na Constituição Federal e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão federal que surgiu a partir da fusão dos extintos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades.
O saneamento básico envolve a atuação de diversos agentes e pode ser prestado por empresas públicas e privadas, em regime de concessão, subdelegação, parcerias público-privadas, entre outros modelos de contratação. Em Penha, onde a concessionária atua no serviço de distribuição de água, a empresa também trabalha para implantar o sistema de tratamento de esgoto da cidade e ajudar a melhorar os índices de qualidade de vida do município.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no Facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/.