Praça das Baleias, em Balneário Piçarras, recebe totem de monitoramento
A orla de Balneário Piçarras agora conta com um totem de monitoramento. O dispositivo possui uma câmera 360º vinculada à Polícia Militar e à empresa Urbanii, responsável pelo sistema de monitoramento da cidade, que teve início em 2021 na rede municipal de ensino. Ao todo, o município dispõe de cinco totens e pretende implantar mais unidades.
Por meio da Secretaria de Segurança Pública, foram instaladas uma câmera OCR, que analisa imagens de trânsito instantaneamente, e duas câmeras de contexto, presentes nos principais acessos para monitorar o bairro Itacolomi.
A ação inicial foi a oferta de um aplicativo direcionado à direção e professores para acionar a polícia em casos de emergência e, em seguida, foi iniciado o projeto do totem para complementar a segurança do ambiente escolar, já em funcionamento na Escola Professora Francisca Borba, Escola Monteiro Lobato, e Centro de Educação Infantil Pinóquio. Com a ativação da Secretaria de Segurança Pública em abril, foram realizados esforços para conectar os totens presentes no Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Mirian Geny Friedrichsen (CIEF) e no Pronto atendimento 24 horas, que aguardavam conexão de internet.
É realizada a avaliação de espaços públicos estratégicos a fim de definir novos pontos de instalação de câmeras. “A instalação na Praça das Baleias decorreu da necessidade de termos esta funcionalidade presente naquele ponto, não apenas por ser estratégico em razão de sua localização no acesso principal da beira mar, mas sobretudo para zelar pelo espaço público e cuidar das pessoas que usam aquele espaço para lazer ou esporte”, explica o secretário de Segurança Pública, Paulo Debatin.
.
.
Imagem: Urbanii