Praias e pontos turísticos de Penha recebem novas lixeiras e sinalização turística


PUBLICIDADE

Revitalizar, embelezar, sinalizar, melhorar o acesso e aproveitamento das praias, mirantes e pontos turísticos de Penha. Com esse objetivo, a Secretaria de Turismo da cidade, em parceira com empresas e moradores, está implantando o Programa Turismo Sustentável (PROTUR). A primeira ação do programa, a instalação das 100 lixeiras primeiras tematizadas, já começou neste mês de maio, assim como a colocação de placas de sinalização turística. O Protur ainda irá instalar ao longo desse ano outras estruturas como placas de identificação turística, interpretação ambiental, decks, mirantes, passarelas suspensas e duchas ecológicas.

“O objetivo é tornar esses locais mais acessíveis aos moradores e visitantes, além da conservação da natureza e resgate da cultura local”, explica o secretário de turismo de Penha, Cleber Neumann. “Sabe aquela expressão “Juntos somos mais fortes”? Pois é isso que estamos fazendo, unindo forças pra melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui e consequentemente receber bem nossos visitantes (quando a pandemia acabar). A receita é simples: parceria do Poder público, iniciativa privada e das pessoas que amam nossa cidade e se esforçam para que as coisas aconteçam da melhor maneira”, descreve o secretário.

A sinalização começou pelas Praias de Armação do Itapocorói, Saudade e Bacia da Vovó, mas deve chegar a todas as praias gradativamente. “Semana que vem, vamos estar colocando na Ponta da Vigia, Praia de Armação próxima ao Nautillus e Praia Vermelha. Conforme formos ganhando apoio das empresas e moradores, esperamos contemplar todas as praias por igual”, diz Cleber. Na “Praia do Trapiche” vão ser colocadas também lixeiras maiores, por conta da manutenção das embarcações. Outra medida será colocar dois coletores de óleo.

As placas de identificação de praias e pontos turísticos também contarão em breve com tecnologia QR Code, para que além das informações básicas nas placas, os visitantes possam acessar mais detalhes através dos seus celulares. O primeiro atrativo a ganhar uma placa destas será a Capela de São João Batista, a terceira igreja mais antiga de Santa Catarina.