Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Prática de atear fogo em entulho é crime ambiental e coloca vidas em risco

Nesta semana os Bombeiros Voluntários de Barra Velha foram mobilizados pela Autopista Litoral Sul para o combate a um princípio de incêndio no KM 94 da BR-101. No local foram encontrados entulhos queimando na marginal da rodovia, onde aproximadamente 200 litros de água foram utilizados para o controle das chamas.
Esta prática é comum inclusive em Penha: além de ser crime ambiental (Lei n° 9.605), atear fogo em entulhos coloca em risco a mata nos arredores e em muitos casos, as casas que ficam nas proximidades. Infelizmente não há na cidade de Penha uma política ambiental para o correto descarte de móveis ou lixos de grandes volumes como sofás, guarda-roupas e similares, e para piorar, a maioria das empresas que alugam caçambas para o depósito de restos de obras, não permite que materiais como MDF sejam depositados, uma vez que os aterros sanitários não recebem cargas que contenham o material.
Penha recentemente teve – teoricamente – a criação de uma espécie de Instituto do Meio Ambiente, contudo não sabe-se de sua real atuação ou quem possa ser o responsável por receber denúncias sobre queimadas, restando a dica para os cidadãos denunciem queimadas junto à Polícia Militar no telefone 190, ou aplicativo PMSC.