Prefeitura apoia projeto de terapia animal que atende 84 crianças atípicas em Navegantes


PUBLICIDADE

Um sítio com cavalos, aves, coelhos, porquinhos da índia e ovelhas, no bairro Pedreiras, em Navegantes, virou cenário de transformação para 84 crianças e adolescentes atípicos. É na chamada “Fazendinha”, projeto da Associação Sonhos de Maria, que os alunos participam das terapias assistidas com animais (TAA) — e colhem ganhos no desenvolvimento motor, emocional e social.

A iniciativa é financiada com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), que neste ano destinou R$ 300 mil ao projeto. No total, o FIA de Navegantes conta com orçamento de R$ 3,39 milhões em 2025 e contempla quatro projetos por meio de chamamento público.

A presidente da Associação Sonhos de Maria, Adriana Roque, destaca que o trabalho, iniciado há cerca de um ano, tem crescido com o apoio público. “Era um projeto pequeno. Agora, com os incentivos, conseguimos ampliar. Os animais ajudam os jovens a se soltarem, ganharem autoconfiança e desenvolverem habilidades sociais”.

Gustavo Couto Salai, 16, autista nível 1, aluno da associação, aprova o trabalho feito com os animais. “As crianças podem ter confiança nos cavalos. Isso ajuda muito a mente. É uma terapia muito boa. Eu gosto, e fico feliz que meu irmão, Gabriel, que é nível 2, esteja nela também”.

A psicopedagoga Karina Olívia Ferreira Régis, coordenadora da iniciativa, explica que o ambiente ao ar livre contribui para os avanços. “O convívio com outras crianças, fora das quatro paredes, impacta diretamente na evolução social. O bem-estar que isso causa é imenso”.

Segundo Karina, o atendimento na Fazendinha vai além das crianças. Enquanto os filhos estão em atividade, as mães também recebem apoio psicológico e participam de atividades e rodas de conversa. “A vida de uma mãe atípica é muito cansativa. Aqui elas podem respirar, trocar experiências e se fortalecer”, afirma.

Para muitas famílias, os efeitos da terapia aparecem no cotidiano. “As terapias na Fazendinha estão fazendo muito bem para o meu filho. Eu percebi a diferença na escola e em casa. Ele está mais sociável. É uma alegria tão grande vê-lo interagindo com os amigos, coisa que ele não fazia antes”, diz Raquel Paloma, mãe de Pedro Jorge, de 7 anos, autista nível 1.

A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, fala com orgulho da iniciativa, que recebe apoio do município. “O projeto Fazendinha exemplifica como as parcerias entre poder público e organizações da sociedade civil podem oferecer respostas eficazes para demandas complexas e mudar histórias”, finaliza.

Doe seu imposto para o FIA

Interessados em contribuir para projetos como o da Fazendinha, focados em crianças e adolescentes, podem fazê-lo ao destinar 6% do seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), sem que nenhum valor adicional seja pago para isso.

O processo de doação é simples, e deve ser realizado no momento da declaração do imposto de renda. Após o preenchimento dos seus dados, como nome, CPF, endereço, fonte pagadora e rendimentos, siga atentamente as instruções abaixo:

1 – Clique em “Doações Diretamente na Declaração”;

2 – escolha a aba “Criança e Adolescente”;

3 – em seguida, clique na opção “Municipal”, selecione “UF – Santa Catarina” e “Município Navegantes” nos menus correspondentes, (o nome e o CNPJ do fundo municipal escolhido aparecerão automaticamente);

4 – no campo a seguir, digite o valor a ser destinado ao fundo (observe que o valor disponível para doação será indicado na mesma tela, e você pode escolher quanto pretende doar, desde que não ultrapasse a quantia indicada);

5 – depois de escolher o FIA, clique em “ok” e repita os processos 3 e 4 na aba “Pessoa Idosa”;

6 – no próximo passo, clique em “Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) – Doações Diretamente na Declaração”, selecionando “Imprimir” para cada destinação informada;

7 – após a impressão, efetue o pagamento do DARF.

Atenção: os valores recolhidos nos DARFs serão automaticamente deduzidos do imposto de renda devido. Isso significa que nenhum valor adicional, além do originalmente pago após o procedimento, será cobrado.

Participe desta ação: é simples, seguro, não custa nada e pode mudar a vida de muitas pessoas da nossa Navegantes.

Para saber mais, acesse a cartilha da Receita Federal aqui.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes