O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, está em alta circulação na região. A mudança de hábitos comuns do dia a dia é eficaz para conter a proliferação do mosquito, que se desenvolve em água parada e limpa.
Para conscientizar a população, a prefeitura coloca em ação a campanha “Balneário Piçarras Contra a Dengue”, com ações nas redes sociais. Na última sexta-feira, 6, o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue, André Luiz Ladewig, se reuniu com a secretária de Saúde, Susana Perinotti, e demais servidores da pasta na chamada “sala de situação”, que deve ser realizada uma vez por mês.
A reunião visa debater ações de contenção no município, que é considerado infestado pelo Aedes aegypti, ou seja, possui mosquitos próximo à área residencial e comercial. Serão realizadas ações de conscientização dos alunos da rede municipal de ensino, com palestras ofertadas em ordem definida de acordo com o nível de gravidade da presença do mosquito na região.
A prioridade definida na última sala de situação foi a limpeza de terrenos com acúmulo de lixo, local em que pode se proliferar o mosquito, uma vez que os resíduos podem acumular água. “Destacamos para a população que o mosquito se desenvolve somente em água limpa e que é essencial que recebam os agentes de combate à dengue, para que sejam realizados os procedimentos e orientações adequados”, enfatiza o coordenador do programa, André Luiz Ladewig. A contratação do maquinário e de operadores será realizada pela Secretaria de Obras, enquanto a fiscalização será responsabilidade da Vigilância Sanitária.
Até esta terça-feira, 11, Balneário Piçarras registrou 17 casos de pessoas infectadas. O Programa de Controle e Combate à Dengue monitora 196 armadilhas e 86 pontos estratégicos, foram registrados 497 focos positivos ao longo do ano.
Crie novos hábitos
Para evitar o mosquito, atente-se às medidas preventivas que fazem toda a diferença. Não deixe água parada em pneus e recipientes, que devem ser mantidos em locais cobertos. Coloque areia ou terra nos vasos de plantas para evitar a água parada. Mantenha sua piscina bem cuidada com produtos adequados. Caso avistar locais inadequados, denuncie na Ouvidoria Municipal pelo telefone/WhatsApp 3347-4704 ou e-mail ouvidoria@picarras.sc.gov.br, para protocolo de pedidos de recolhimentos de pneus e notificações de terrenos com acúmulo de resíduos.
Os sintomas da dengue, chikungunya e do zika vírus são febre, dor atrás dos olhos, vômitos, inchaço ou dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira. Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras