A Prefeitura de Barra Velha está solicitando aos munícipes que tiverem entes queridos sepultados no Cemitério Municipal do Centro há mais de cinco anos, que de forma voluntária se dirijam ao Setor de Protocolo, na sede da Prefeitura e manifestem se tem interesse, ou não, em transferir os restos mortais de seus familiares para o Ossário Público. O Ossário é um novo espaço onde os restos mortais ficarão em local reservado, separado em nichos, devidamente identificados pelo poder público e que proporcionará economia aos familiares, já que demandará menor manutenção por parte dos munícipes do que aquelas que atualmente são demandadas para gavetas ou sepulturas.
A transferência em primeiro momento será efetuada voluntariamente para o novo espaço, sem quaisquer despesas aos interessados. A remoção visa desocupar gavetas e sepulturas criando novas vagas de sepultamento no Cemitério Municipal do Centro. A Prefeitura busca a colaboração da população para amenizar o problema de falta de espaço no cemitério, que se tornou uma preocupação neste momento.
Para discutir mais sobre essa questão, está prevista uma audiência pública para o mês de maio. A data exata será divulgada em breve, oferecendo a oportunidade para que a comunidade participe e contribua com ideias e sugestões para lidar com esse desafio. A participação ativa dos munícipes é fundamental para encontrar soluções que respeitem a memória dos entes queridos e garanta a dignidade de todos os que descansam no cemitério municipal de Barra Velha.
Imagem: Prefeitura de Barra Velha